Pavimentação asfáltica, o que você precisa saber?

Seja na estrada ou na cidade muitos já enfrentaram problemas com buracos e questionam qual é a procedência do asfalto usado. Mas o que é uma pavimentação asfáltica de qualidade? O que ocasiona os buracos no chão?
Neste artigo vamos falar sobre a pavimentação asfáltica, suas camadas e porque em alguns lugares ele se deteriora com tanta facilidade.
 

Primeiro, o que é pavimentação asfáltica?

A pavimentação asfáltica surgiu com o objetivo de proporcionar uma melhora na locomoção dos veículos. Ela também ajuda no escoamento da água, evitando que poças de lama apareçam e prejudiquem o transporte.
São várias camadas do material colocado sobre a estrutura final da terraplanagem. Existem os pavimentos rígidos, semirrígidos e flexíveis. O pavimento asfáltico é flexível, ele apresenta uma deformação elástica sob o carregamento aplicado em suas camadas.
O pavimento asfáltico flexível permite que o peso da carga seja distribuído em parcelas proporcionais pelo piso. A sua estrutura é composta de agregados e ligantes asfálticos betuminosos.
Isso permite que o pavimento asfáltico tenha propriedade de um adesivo termoviscoplástico, seja impermeável à água e pouco reativo.
 

Quantas camadas tem a pavimentação asfáltica?

São quatro camadas usadas para a criação da pavimentação asfáltica: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. O asfalto mais utilizado no Brasil é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), ele é produzido em pistas ou usinas.
 
  • Revestimento de base
É a primeira camada da pavimentação asfáltica e tem como objetivo resistir as ações do tráfego intenso. Essa camada busca atenuar a pressão para as camadas inferiores, impermeabiliza o asfalto e melhora as condições de rolamento.
 
  • Base
A segunda camada é para resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, ela busca distribuir esse esforço de forma adequada para as outras camadas.
 
  • Sub-base
A sub-base é a terceira camada e busca complementar à base, quando por alguma circunstância não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização. Assim, o engenheiro de pavimentos irá escolher a melhor técnica.
 
  • Reforço de subleito
A quarta camada é o reforço de subleito e busca trazer uma espessura constante para a pavimentação asfáltica. Sua função é evitar espessuras elevadas da camada de sub-base, melhorando o suporte do subleito de modo que reduza a espessura da sub-base e evite gastos excessivos.
 

Composição do revestimento asfáltico

O revestimento asfáltico é a última camada do pavimento, e ele é composto por:
  • Ligantes: é uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo, seu principal componente é o betume. Pode ser misturado com oxigênio, nitrogênio e enxofre, possui alto poder adesivo e impermeabilidade e baixa reatividade química.
  • Agregados: é aquele material sem forma ou volume definido, conhecido popularmente como brita. O engenheiro de pavimentos responsável irá escolher o melhor material, avaliando o seu custo e qualidade, disponibilidade e tipo de aplicação.
 

O que é uma pavimentação asfáltica ruim?

Para que uma pavimentação asfáltica seja considerada ruim é preciso avaliar vários fatores, sendo um deles a drenagem do pavimento. Um asfalto bom possui uma boa drenagem e para isso é preciso um planejamento adequado.
A manutenção feita de forma incorreta também influencia na qualidade e durabilidade da pavimentação asfáltica. O já conhecido tapa-buraco é uma forma errada de corrigir buracos no asfalto.

O certo é remover toda a parte aberta da camada ao redor do buraco e com a superfície seca realizar o reparo com a mesma composição do pavimento. 
Em muitos lugares, utilizam-se um cimento asfáltico vendido em sacos e aplicado a frio sobre o asfalto danificado.Esse tipo de reparo só torna a pavimentação asfáltica mais frágil e provoca mais buracos no futuro. O uso de materiais de qualidade também interfere diretamente no resultado final do pavimento asfáltico. Fazer as camadas subdimensionais com espessuras maior, com o objetivo de diminuir os custos, é outro grande fator na baixa durabilidade do asfalto.

Contar com uma empresa de confiança que oferece o melhor material para a produção do seu asfalto é sinônimo de sucesso. A Pedreira Rio Verde trabalha com produtos de qualidade, prezando sempre o alto padrão de fabricação. Quer saber mais? Entre em contato e tire todas suas dúvidas com a equipe.